Filmes, vinhetas e animações podem participar da 7ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente do Circuito Tela Verde
Os produtores de vídeos interessados em participar da 7ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente do Circuito Tela Verde podem inscrever seus trabalhos até o próximo dia 7 de dezembro. São curta-metragens, vinhetas e animações, gerados a partir dos mais diversos recursos, como filmadoras, câmeras de celular, câmeras digitais ou qualquer outro material que capture imagem e som.
A iniciativa visa estimular produtores experientes e estreantes a exercitarem a criatividade para conceber películas baseadas na temática socioambiental. O evento é promovido pelo Departamento de Educação Ambiental (DEA) do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
A novidade desta sétima edição é a parceria firmada entre o MMA e a TV NBR, que apresentará os trabalhos selecionados no programa DocumentAÇÃO. A sessão contempla documentários produzidos pela NBR ou por parceiros sobre os mais diversos temas com classificação livre.
Exibição
A seleção dos vídeos será realizada por uma equipe que os avalia por meio de critérios como abordagem crítica, diálogo com a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), qualidade de som e imagem, entre outros. Não serão aceitos vídeos com mais de 60 minutos de duração ou que já tenham participado de edições anteriores.
Os vídeos selecionados farão parte de um kit, a ser distribuído para todo o Brasil às instituições que se cadastrarem como espaços exibidores. Para este cadastramento, será aberta outra chamada pública, no início de 2016.
Em 2015, a sexta edição da mostra contou com 1,7 mil espaços exibidores. Todos os vídeos inscritos no Tela Verde poderão participar desta parceria. O Circuito Tela Verde é uma iniciativa do DEA/MMA em parceria com a Secretaria do Audiovisual Ministério da Cultura, que incentiva mostras de cinema ambiental em todo o Brasil.
Fonte: Ministério do Meio Ambiente